sexta-feira, 24 de julho de 2009

COMO LIDAR COM ALUNOS QUE NÃO TEM O MENOR RESPEITO EM SALA DE AULA?

Francisco Carlos de Mattos, 23/7/2009
O equívoco começa com o vocábulo "impor".
A imposição nos remete a uma relação autoritária de A sobre B e isso é um fator profundamente complicante, que dificulta a construção de uma convivência pacífica.
A relação entre professor e alunos tem que ser construída num clima de camaradagem e confiança, até porque os discentes passam por uma fase da vida extremamente complicada (acredito que a colega tenha tido como referência alunos do 6º ao 9º anos e/ou do ensino médio), que é a pré-adolescência e a adolescência propriamente dita.
Mudanças radicais, transformações biopsicossociais mexem com humores, percepções, atitudes, energias, olhares, volições. O mundo é deles, o espaço é deles, são naturalmente anárquicos e demonstram uma inquietude descomunal e uma atração sem limites pela liberdade total. Todo aquele que se interponha no caminho para a conquista desses valores, são vistos como "inimigos". Qualquer adulto que venha estigmatizar, negativar, negar esses valores, são desafiados por eles. Os pais são dois "bichos" extremamente chatos (com as raríssimas exceções) e o professor passa a ser a representação do impedimento, da negação, da pura ´caretice`.
Aquele que não se faz amigo, inimigo é! Uma relação sócio-afetiva estável, desinteressada, não impeditiva, pautada, sempre, no diálogo franco e aberto, é a chave-mestra para abrir janelas e portas para um ambiente alicerçado no respeito, no carinho e na vontade de aprender coisas novas. No processo ensino-aprendizagem uma das poucas ações que não se pode prescindir, é ensinar o aluno a querer aprender a aprender. E isto, na minha singela opinião, só se consegue entre amigos. O professor antes de tudo deveria pensar não como profissional, mas como ser humano. Não é o profissional que se forma no ser humano, mas o contrário! Há que se construir um ambiente de conquistas... sempre... Onde se é bem recebido e se recebe bem, há a vontade de voltar sempre ou de que o tempo nunca passe ou quando passa, não se percebe!

Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/ (clicar no lionk DISCUTINDO. Tema "provocador" do texto "como se impor diante de alunos que não tem o menor respeito em sala de aula?). Acesso e captura em 24/07/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é a energia do pedagogiadosprojetos!
Fique à vontade!

Técnicas de elaboração de artigo científico

Postagens populares